(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

O poder da participação dos pais na educação dos filhos

A participação dos pais na educação dos filhos gera muitos debates, mas nem sempre há ações das escolas para entender essa relação. Essa falta de conhecimento aumenta as barreiras que impedem uma interação capaz de beneficiar alunos, pais e professores.

Hoje falaremos um pouco mais sobre o poder que a participação dos pais na vida escolar dos alunos possui. Veja a seguir benefícios, desafios e ações para que sua escola encontre na família dos alunos importantes parceiros para a educação.

Pais na educação dos filhos: o que isso quer dizer?


Quando falamos nessa participação, a questão não é apenas conferir notas de provas ou ao fim do semestre. A participação dos pais é um pouco precisa ser um pouco mais profunda e atenciosa que uma mera conferência de notas. 

Talvez por isso, muitos acabam não exercendo esse importante papel e entregam à escola a responsabilidade total pelo sucesso do aluno. E é aí que mora o problema, afinal, a escola é um importante pilar desse processo, mas não o único.

Educar e escolarizar são a mesma coisa?

Não são a mesma coisa, mas também não são opostas.
O mais correto seria pensar nelas como complementares. 

Na escola o aluno será escolarizado. Ele receberá o ensino adequado à sua idade, com metodologia, acompanhamento e evolução. Porém, a educação é mais abrangente que isso, indo além dos muros da escola.

O processo de educação envolve a escolarização e não está restrito ao que os livros ensinam.  O conceito de educar é mais amplo e contempla a participação dos pais na educação dos filhos. 

É um papel compartilhado entre família e escola e não exclusivo de alguma delas.


Porém, muitos pais não pensam dessa forma e criam a expectativa de que a escola “crie” seus filhos, inclusive educando-os além do conhecimento acadêmico. Muitos esperam que a escola ensine questões morais, éticas, sociais, higiene, bom comportamento, entre outras.

O que impede a participação dos pais na educação dos filhos?

Uma criança com braços cruzados, aparentando irritação ou desaprovação, com a mão de um adulto apontando para ela


A falta de participação dos pais na educação dos seus próprios filhos pode ter várias razões. Mas ainda que sejam diversas, existem aquelas que são as mais comuns. 

1 – Falta de tempo

Há pais que se justificam dizendo-se extremamente ocupados. O excesso de trabalho e de compromissos pessoais é apontado por muitos como obstáculo a essa participação.   

2 – Pensam que esse é papel exclusivo da escola


Sim, como dissemos antes, muitos pensam que essa tarefa deve ser executada exclusivamente pela escola. No seu modo de ver ela existe e é paga para isso.

3 – Acham difícil se comunicar com a escola


Especialmente as que não possuem comunicação fácil por uma agenda escolar digital.
Como as agendas não batem, o que deveria ser importante fica sempre para depois.

4 – Os que não sabem como fazer isso

Seja por timidez ou por qualquer dificuldade em se expressar e se aproximar da escola, há pais que se mantêm afastados. Nesse sentido, preferem observar superficialmente os filhos.

5 – Pais com dificuldades no relacionamento com os filhos

Nem sempre há harmonia na relação pais e filhos. Para casos conflitantes, por qualquer motivo, muitos pais se sentem inibidos em se aproximarem e participarem da vida escolar.

Metade das famílias não participa da vida escolar dos alunos

É o que revela uma  pesquisa da ONG global de educação Varkey Foundation feita em parceria com o Instituto Ipsos. A pesquisa contou com 27 mil pais de estudantes, com idades entre 4 e 18 anos, de 29 países.

Sobre a participação dos pais desses alunos, no Brasil, pesquisa aponta que:

  • 46% dos pais e responsáveis dizem não dedicar tempo suficiente;
  • 41% reservam uma quantidade que consideram adequada;
  • E apenas 9% sentem que reservam muito tempo para essa tarefa

Participação dos pais eleva o desempenho dos alunos

Uma mãe abaixada, abraçando afetuosamente sua filha. A criança possui uma mochila nas costas.

Os benefícios da participação ativa e constante dos pais na educação de seus filhos dá resultados no aprendizado deles. Isso é praticamente consenso entre educadores do mundo todo. 

Uma publicação da publicação Family Engagement from the Youth Perspective, do Cambridge Kids Council, apontou benefícios ainda maiores que melhora nas notas.

Segundo os resultados, a aproximação entre escolas e famílias também pode ajudar os alunos a terem maior autonomia ao longo da vida, além de colaborar para promover a equidade na educação. 

10 benefícios da participação dos pais na vida escolar dos alunos:

1 – Melhora de desempenho nos testes

2 – Pode gerar notas mais altas nas atividades

3 – Melhora no entendimento do conteúdo ensinado

4 – Os alunos se sentem mais seguros em casa e na escola

5 – Aumentam o estímulo para executar tarefas mais desafiadoras

6 – Melhora geral do comportamento na escola e fora dela

7 – Maior desenvolvimento das habilidades sociais

8 – Diminui os riscos de evasão escolar

9 – Pode contribuir para melhorar a relação familiar

10 – Motivação para seguir os estudos além da época da escola

Participação dos pais também melhora a vida do professor

Não só os alunos, mas também os professores são beneficiados quando os pais são mais participativos na vida escolar dos alunos. E não faltam motivos para justificar isso:

  • O professor sente maior apoio em sua missão educadora
  • A troca com os pais gera mais valorização e satisfação no professor
  • A comunicação fica mais ágil, mais fácil e mais eficiente
  • Com alunos mais interessados a motivação em ensinar aumentar
  • O aprendizado maior dos anúncios beneficia o avanço da turma como um todo

Como aumentar a participação dos pais na educação dos filhos

Se os benefícios de ter os pais mais presentes na rotina dos filhos na escola é tão evidente, é preciso estimular essa presença. E esse papel a escola pode e precisa realizar.

É preciso levar em conta os desafios que listamos anteriormente e que podem ser comuns a muitos pais. Porém, com atenção, inteligência, estratégia e até uma dose de empatia, é possível contornar obstáculos e favorecer essa parceria.

1 – Mostre a escola para eles

Mais do que apresentar o espaço físico, mostre a eles os projetos pedagógicos que a escola possui. É claro que as instalações, salas, espaços de lazer, biblioteca têm muito valor, porém isso é apenas o básico. 

Apresente aos pais aquilo que nem sempre pode ser visto, mas que gera resultado e aprendizado ao longo do tempo, como projetos de educação.

2 – Crie e compartilhe eventos

É muito bom realizar eventos, feiras, debates e festas, mas tão importante quanto isso é compartilhá-las nas redes sociais. Mostrar em foto e vídeo esses eventos é ter uma janela constante de divulgação da própria escola, aumentando o interesse nela. 

Reuniões são muito importantes e devem ser feitas com estratégia, mas festas e momentos leves e descontraídos também agregam muito à relação. Após a pandemia, claro!

3 – Comunique-se com facilidade: use a tecnologia!

Se o tempo é um recurso raro, a comunicação entre escola e pais precisa ser fluída.

Não adianta marcar reuniões em horários pouco estratégicos, que tendem a não ter a participação que poderiam. Mesmo no caso do online.

Nesse sentido, uma agenda escolar digital, como a da EducareBox, é uma grande parceira.  

Ela vai proporcionar agilidade, segurança e privacidade na comunicação direta com os pais, sem depender de papel ou do aluno para entregar recados.

As notas estarão disponíveis ali e compartilhadas facilmente, ao alcance de um clique, o que aumenta, inclusive, a percepção de valor da escola junto aos pais. 

Conclusão

Pais presentes na educação dos filhos só trazem vantagens para a escola e benefícios para alunos e professores.

É preciso ter sensibilidade e estratégia para compreender e driblar as dificuldades nessa relação para estimulá-la cada vez mais.

Conscientizar os pais do valor de sua participação é passar a contar com importantes parceiros na educação dos estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco