(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

Agenda escolar digital aproxima os pais e melhora a educação dos filhos

Por mais que os pais entendam a importância da educação dos seus filhos, acompanhar seu dia a dia nem sempre é fácil. Entre compromissos pessoais, trabalho e outras tarefas, falta aos pais um meio para facilitar esse acompanhamento. Na verdade, faltava, pois tudo isso mudou com a chegada da agenda escolar digital.

A agenda escolar digital é uma nova forma para que os pais se aproximem mais da rotina escolar dos filhos, uma ação que acaba se refletindo no desempenho escolar dos alunos. 

Agenda escolar digital: o que é isso?

Uma forma simples de entender o que é uma agenda escolar digital é pensar nela como uma facilitadora. Trata-se de um recurso prático, acessível e 100% digital que os pais acessam para participar da vida escolar dos seus filhos. 

Na verdade, ela vai além, proporcionando a troca rápida e segura de informações entre pais, alunos e professores, agilizando a comunicação. 

E no caso da agenda escolar da EducareBox, recursos como gráficos de notas, agenda organizada com atividades e conteúdos, entre outros, ficam à disposição e na palma da mão.

Participação dos pais melhora o desempenho dos filhos

Não resta dúvida que a participação dos pais na vida escolar de seus filhos contribui para melhorar suas notas e seus resultados na escola. Um estudo feito pelo Todos pela Educação comprovou essa afirmação. 

Para ilustrar melhor o que isso significa, reproduzimos abaixo um trecho de uma matéria publicada pela revista Época sobre o tema:

Mãe de três crianças, Daniela Khauaja se desdobra para acompanhar a vida escolar dos filhos. Professora e coordenadora de pós-graduação em São Paulo, há dez anos ela decidiu mudar de carreira para ter mais flexibilidade de horário e estar mais perto da rotina de Luiza, de 13 anos, Carolina, de 7, e do pequeno Bernardo, de 6. 

Seu marido, Ricardo, consultor, é seu companheiro nas idas e vindas entre trabalho, casa e escola. São quatro reuniões bimestrais por filho. 

Mais as reuniões individuais com cada professora, um total de 15. Daniela e o marido também frequentam um grupo de mães e pais que se encontram para assistir a palestras e discutir temas que envolvem a educação dos filhos. 

Em casa, conferem a lição de casa e sabem o dia da próxima prova dos filhos mais velhos – para também olhar se a matéria foi estudada.

Daniela e Ricardo não estão sozinhos no esforço de ajudar a vida escolar dos filhos. Há um consenso entre educadores, professores e estudiosos sobre os efeitos no desempenho dos alunos. 

Nas últimas décadas, os pais passaram a ser estratégicos para políticas públicas de educação em diversos governos. Nos Estados Unidos, a participação das famílias virou assunto de uma secretaria exclusiva. 

Do lado das escolas, os esforços para engajar os pais não são menores. “A presença dos pais legitima a educação que oferecemos”, afirma Bartira Rebello, psicóloga do Colégio Miguel de Cervantes. 

“A parceria reforça o vínculo entre o aluno e o ambiente escolar”, afirma Patrícia Motta Guedes, da Fundação Itaú Social.

Portanto, a matéria, que pode ser lida completa aqui, resume as dificuldades dos pais em participar da educação dos filhos, mas também reforça como essa participação é importante.

Agenda escolar digital: aproximando pais e escola

Os bilhetes em papel eram a forma mais eficiente de contato entre a escola e os pais no passado. Porém, hoje em dia, em um mundo dinâmico e moderno, meios como esse já não fazem mais sentido. É preciso ter uma comunicação ágil, segura e direta. 

Diante desse cenário a agenda escolar digital surgiu como grande aliada para os pais. Por meio dela, de seus recursos e de sua praticidade, acompanhar o desempenho dos filhos ficou mais fácil, mais rápido e muito mais seguro. 

As informações não dependem do aluno para chegar aos pais ou à escola, o que reduz bastante as falhas na comunicação e o tempo de resposta. 

Além disso, os pais não precisam arranjar tempo para ir até a escola para ter ciência do desempenho dos filhos, algo cada vez mais difícil nos dias de hoje.

Agenda escolar digital: motivos para usar

Se você ainda tem dúvidas sobre como a agenda escolar digital facilita a participação dos pais na rotina acadêmica dos filhos, confira alguns dos principais motivos para investir nisso.

Informações diretamente pelo celular

As informações chegam aos pais, em mensagens customizadas, sem esforço nenhum para a escola e sem intermediários. À medida que os professores lançam notas, faltas, deveres, etc, o próprio sistema elabora as sentenças que são enviadas.

Agenda digital com gráficos de notas, faltas, horário de aulas, etc..

No aplicativo escolar dos pais, eles poderão consultar todas as informações do aluno, além de conseguirem enviar mensagens para a administração da escola. Dessa forma, o acompanhamento escolar pela família do aluno se torna muito mais fácil.

Gestão descomplicada

Utilizando uma agenda digital integrada, além do envio de informações, o aplicativo escolar alimenta todos os documentos da escola (boletins, histórico, etc..). Assim, a rotina dos envolvidos nas tarefas relacionadas à escrituração escolar é aliviada. 

Chega de papelada

Pois é, as notas, recados, bilhetes, tudo isso não depende mais de papel para chegar ao destino. Toda a informação é compartilhada online, pelo sistema da agenda digital.

Os pais adoram a agenda escolar digital

Sim, uma agenda escolar digital torna-se rapidamente a queridinha dos pais. A facilidade de uso e a praticidade de estar com informações atualizadas na palma da mão, poupam tempo e energia. É uma forma prática de acompanhar de perto o desempenho dos filhos

Fideliza alunos e aumenta o número de matrículas

Ao passarem a contar com um recurso tão eficiente quanto esse, os pais ficam muito mais satisfeitos com a escola, aumentando muito sua percepção de valor. A consequência disso é a retenção de alunos, mas também o aumento do número de novas matrículas!

Conclusão

A presença dos pais e seu interesse pela vida escolar dos filhos é algo que pode se refletir no desempenho escolar dos alunos. 

 A agenda escolar digital aparece como uma alternativa simples, eficiente e moderna para facilitar a aproximação dos pais à rotina escolar dos filhos, mas de forma prática e rápida.

Os recursos facilitam o contato e eliminam a necessidade de usar o aluno para compartilhar avisos e notas, aumentando a segurança na troca de informações até mesmo privadas entre pais e escola. 

Além disso, contar com uma agenda escolar digital ajuda a aumentar a percepção de valor da sua escola junto aos pais, aumentando a retenção de alunos e a conquista de novas matrículas. 

Aproveite para conhecer a agenda escolar EducareBox e descubra como ela irá revolucionar a relação entre pais, alunos e professores na sua escola!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco