Ícone do site EducareBox – Comunicação, agenda digital e secretaria integradas

Sistema de gestão acadêmico: o diferencial que sua escola precisa

Um sistema de gestão acadêmico integrado, moderno e eficiente, tem a capacidade de tornar uma instituição de ensino mais eficiente e competitiva. Afinal, se um dos seus compromissos é preparar o aluno para o futuro, ela não pode viver no passado.

Insistir em um modelo de gestão datado, ultrapassado e ineficiente é correr o risco de ficar para trás, inclusive na satisfação de alunos, pais e professores. Mas você sabe o que significa ter, de fato, um sistema de gestão acadêmico na sua escola?

No post de hoje falaremos um pouco sobre esse importante instrumento na conquista do melhor resultado possível para toda a comunidade escolar.

Sistema de gestão acadêmico é muito mais que estar conectado

É preciso estabelecer esse ponto. Estar conectado por meio do WhatsApp ou Telegram, por exemplo, não é ter, de fato, uma gestão acadêmica integrada. Isso é apenas contar com ferramentas de comunicação, mas que na prática podem atrapalhar mais que ajudar.

Uma verdadeira gestão integrada vai além da comunicação. Ela integra áreas, facilita a rotina, elimina etapas e até reduz custos. É tornar as tarefas rotineiras de uma instituição de ensino muito mais ágeis, seguras e efetivas, com ganhos para todos os lados.

Portanto, um sistema de gestão acadêmico é uma ponte entre a instituição, os alunos, os pais e os professores. Um meio para facilitar a gestão acadêmica centralizando tarefas de várias áreas e contando com recursos que melhoram a rotina e a comunicação.

Quando investir em um sistema de gestão acadêmico?

Essa é uma pergunta que muitos gestores costumam se fazer. A questão é entender que uma gestão acadêmica à moda antiga não é nada eficiente hoje em dia. 

Em uma instituição de ensino moderna as áreas precisam estar integradas e se comunicar com agilidade e eficiência. Uma gestão com áreas que pouco interagem e onde o papel é a ferramenta principal de comunicação não é mais sinônimo de eficiência e produtividade.

É preciso compreender que a realidade digital transformou hábitos e redefiniu expectativas.

Ao se dar conta disso, é possível começar a corresponder ao que se espera de qualquer instituição séria e verdadeiramente moderna. Veja alguns exemplos disso.

Sistema de gestão acadêmico: benefícios para os pais

Por mais vontade que tenham, acompanhar a rotina dos filhos pode ser bem desafiador para os pais. Especialmente hoje em dia.

Há quem trabalhe, quem estude e quem faça as duas coisas, além de inúmeras outras tarefas diárias. A vida conectada tornou-se muito mais acelerada, aumentando o número de contatos, informações e tarefas com as quais os pais precisam lidar. 

Portanto, é preciso se esforçar para oferecer alternativas que viabilizem esse acompanhamento e aproximem os pais da vivência acadêmica dos filhos. 

No contexto escolar, no âmbito dos resultados, essa proximidade só traz benefícios para os alunos, como mostramos nesse post. 

Sistema de gestão acadêmico: benefícios para os professores

Um sistema de gestão como o da EducareBox gera uma economia de tempo de até 90% para os professores. E é fácil explicar o porquê disso.

A rotina dos professores, entre preparação das aulas, correção das atividades, a emissão de comunicados e a execução de atividades de ordem burocrática consomem muito do seu tempo e energia.

Um sistema como esse simplifica essa rotina e facilita a comunicação de forma geral, informando automaticamente lançamentos de notas, faltas, reuniões, etc. 

É um tempo extra que sobra para outras atividades ou mesmo descanso, impactando até mesmo na qualidade das aulas. 

Sistema de gestão acadêmico: benefícios para a instituição

Uma secretaria moderna em uma instituição de ensino não depende mais de papel e tinta para emitir recados, comunicados e documentos. Tudo isso pode ser feito com agilidade e  economia, dispensando custos com materiais e impressões, ao se tornar digital.

A comunicação mais ágil e precisa poupará esforços e recursos, ao mesmo tempo em que se dará de forma direta entre a escola, os pais e os alunos. Isso significa, por exemplo, o fim de recados impressos e que dependem de algum intermediário para serem entregues.

Outro bom benefício está na possibilidade de emissão de diversos tipos de relatórios que facilitam a gestão, tanto a pedagógica quanto a administrativa. Resumos de performance e comportamento dos alunos, lista de respostas sim/não para comunicados e média mensal de deveres por turma são alguns dos exemplos.

De forma geral, podemos afirmar que há muito ganho de tempo com um sistema de gestão acadêmico. Ações como preenchimento de agendas dos alunos, anotações, entre outros, são substituídos pela praticidade do uso de um aplicativo.

E os alunos, também têm benefícios?

É claro que sim. Os alunos não ficam no escuro quando uma instituição de ensino opta por adotar um sistema de gestão acadêmico como o da EducareBox.

Uma das facilidade encontradas está na visualização do cronograma de atividades que eles precisam seguir, o que facilita muito a organização pessoal. Os alunos também podem executar tarefas agendadas diretamente pelo sistema, uma praticidade a mais.

Sem falar do impacto que a participação e acompanhamento dos pais, mais próximos da rotina escolar, gera nos alunos. A melhora nas notas e aprendizado pode ser significativa.

Como implantar um sistema de gestão acadêmico

No caso da EducareBox, isso é muito mais prático e rápido do que pode parecer para quem ainda não conhece a plataforma. Basicamente são duas etapas. 

Primeiramente, a escola fornece algumas informações solicitadas pela equipe da EducareBox. Tudo muito bem explicado e acompanhado de perto por essa equipe.

Depois, em até 2 dias úteis, a EducareBox deixa o sistema pronto e ainda dá treinamento e acompanhamento para todos que foram utilizar a plataforma. 

Além disso, o sistema é tão intuitivo que impressiona pela facilidade de uso. Até mesmo os profissionais mais resistentes ou com pouca familiaridade com o digital perceberão isso.

Conclusão: um sistema de gestão acadêmico faz a diferença

A tecnologia surgiu para ser uma facilitadora da rotina acadêmica, para agilizar processos e reduzir rupturas de comunicação. 

Os ganhos para a comunidade escolar são inúmeros e a instituição de ensino consegue gerar uma percepção mais positiva de si mesma para todos. 

O impacto positivo é capaz de fortalecer a imagem da instituição, mostrando que ela é moderna e de alto nível.

A EducareBox, por exemplo, registrou aumento de 30% na satisfação dos pais em escolas que passam a contar com o sistema. E isso pode se refletir, inclusive na manutenção dos alunos e também em novas matrículas.
Entre em contato com a EducareBox e saiba mais!