(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

Gestor escolar eficiente: dicas para ser o melhor!

Boa localização, excelente infraestrutura e sólida reputação são características de uma escola de sucesso. Porém, se quem estiver à frente dela não souber como manter ou ampliar isso, ele não vai durar. É aí que está o desafio e a importância de um gestor escolar eficiente.

Afinal, uma trajetória respeitável leva tempo para construir, mas pode não demorar nada para cair. E como ninguém deseja isso, preparamos um post para você, gestor escolar, se preparar melhor para seus desafios. E, claro, para comemorar as vitórias que vai conquistar.

O perfil do gestor escolar eficiente

Um gestor escolar eficiente é alguém capaz de realizar a gestão de pessoas, recursos e tempo. Um profissional que saiba se impor, mas que tenha flexibilidade, negocie, delegue e trabalhe com respeito e segurança. É confiante, mas também inspira a confiança de todos ao seu redor.

Pode-se pensar nele como alguém focado nos interesses da escola e da comunidade escolar. Um agente capaz de mobilizar recursos, esforços e pessoas na busca pelos melhores resultados. Em resumo, um verdadeiro líder.

O gestor escolar eficiente se planeja

Esse profissional não deve ser vítima do acaso ou do desconhecido. Ele precisa entender o cenário e o contexto dos fatos para se planejar e se antecipar aos eventos. E para isso é preciso haver planejamento

  • Quais são as demandas de cada setor na escola?
  • Quem são os professores e funcionários? 
  • Qual o perfil dos alunos, seus pontos fortes e pontos a desenvolver?
  • Como está o projeto pedagógico da escola?
  • Quais as demandas administrativas e financeiras prioritárias?
  • O que pode e deve ser feito para um ambiente de maior bem-estar e resultados?
  • Quais as forças, fraquezas e oportunidades da escola?
  • Onde a escola está hoje e onde ela deve estar amanhã?

Essas são apenas algumas das perguntas que o gestor escolar precisa tentar responder. Quanto melhor ele compreender essas respostas, mais seguro será em suas ações.

O gestor escolar eficiente confia e compartilha

Saber se impor é diferente de ser autoritário. Um gestor de educação sabe que o respeito se conquista, inclusive pela forma como lida com os outros. Ao invés de, por exemplo, agir com indiferença a opiniões contrárias, deve-se considerá-las. Decisões colegiadas, quando possível, geram um engajamento muito maior por parte de quem participa delas.

Ao invés de omitir todas as informações, compartilhe as que puderem ser compartilhadas. Quando opiniões forem expressas, ainda que opostas às suas, demonstre interesse e respeito por quem as emitiu. Faça isso e você terá verdadeiros aliados ao seu lado.

O gestor escolar escolar eficiente motiva e se motiva

Ser um chefe é diferente de ser um líder. O primeiro cobra, o segundo auxilia. O primeiro manda, o segundo pede. Isso não é fraqueza, mas sim a compreensão de que para que algo aconteça é preciso haver um propósito, um porquê. E isso inspira as pessoas.

Clareza e objetividade são essenciais para um bom gestor. Quando todos enxergam os motivos para uma ação, executá-la se torna muito mais coerente. Criar essa sensação de pertencimento e compreensão motiva e mobiliza pessoas em prol de um mesmo objetivo.

Não há espaço para dúvidas, inseguranças e conformismo quando o líder sabe motivar as pessoas para que façam seu melhor. E ao conseguir isso, ele mesmo se motiva ainda mais.

O gestor escolar escolar eficiente é proativo

Não confunda delegar com deixar de fazer para que outro faça por você. Há tarefas que precisam, exclusivamente, ser feitas pelo gestor escolar. Não fugir delas demonstra o nível de comprometimento com os objetivos propostos. Tem que ser proativo.

Uma das piores situações para um gestor educacional é fugir das responsabilidades e tarefas. Há problemas para resolver? Resolva. Há trabalho a ser feito? Faça. 

O gestor escolar escolar eficiente é justo

Lidar com conflitos e interesses é sempre desafiador. Pessoas querendo uma coisa e outras querendo outra coisa. Alunos brigando, professores discutindo, conflitos acontecendo. Ninguém gosta, mas isso existe na rotina de quem lida com a gestão de uma escola.

Cabe ao gestor ter firmeza e ao mesmo tempo empatia para ouvir, compreender e julgar as situações e seus fatos. Isso pode demandar esforço, maturidade e controle emocional, mas precisa ser assim. Quanto melhor compreendido for o contexto, mais segura e justa tende a ser a decisão sobre uma dada situação.

O gestor escolar escolar eficiente é organizado

Lidar com o caos nunca é um bom negócio. O desafio da educação se torna muito maior para todos os envolvidos se tudo for confuso. É preciso haver organização para poupar tempo e energia para focar no que importa, os resultados.

O gestor precisa se organizar, seja na agenda ou nas ações que pretende executar. Se a coisa for feita sem um mínimo de organização, fatalmente haverá erros e atrasos.

Porém, em geral, quando a organização prevalece o resultado acontece. A organização aqui se refere tanto a do gestor com ele mesmo, quanto em relação aos outros. Onde existe clareza e ordem sempre haverá menor esforço e maior foco no que se pretende realizar.

O gestor escolar eficiente pensa para frente

O passado de uma instituição escolar diz muito sobre o momento que ela atravessa. Erros e acertos de antes se refletem no agora, sem dúvida. Porém, o gestor escolar precisa olhar para trás e pensar lá na frente.

Para os desafios de hoje, quais as respostas possíveis? Para a escola se manter no nível que está ou crescer, o que precisa ser feito? Qual o legado que essa gestão vai deixar?

Por mais incerto que o futuro possa ser, se preparar para ele entendendo as demandas de hoje é o melhor caminho. Isso ajuda a evitar decisões precipitadas, pois existe um foco. E esse foco será decisivo para ações tomadas hoje, mas pensando lá na frente.

O gestor escolar eficiente se atualiza

Conhecimento nunca é demais, especialmente se tratando da área da educação. Há sempre algum novo dado, pesquisa e até tecnologia para facilitar sua rotina. 

Um exemplo prático disso é a EducareBox

O tempo e a eficiência que essa ferramenta  poupa é enorme e poupa o gestor de se ocupar com várias questões. Com a Educarebox ele terá relatórios, informação e até comunicação facilitada e rápida entre escola, pais e alunos. 

E além da EducareBox, existem cursos, palestras e eventos no mercado para que o gestor se aprimore. É uma forma de estar antenado nas tendências e novidades da área de educação no Brasil e no mundo, tornando sua gestão muito mais eficiente.

Dica: livros para gestores de educação

Os livros listados abaixo são focados em temas que fazem parte da rotina de gestores educacionais. Muitos estão disponíveis a preços acessíveis e até em versões digitais.

1 – O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem — Telma Weisz

Um livro que trata da interação ensino e aprendizagem nas escolas, focado na formação de educadores para as escolas. 

2 – “Planejamento, Gestão e Legislação Escolar” — Geraldo José Sant’Anna

Qual deve ser o clima organizacional dentro de uma escola? O livro aborda esse tema mostrando como esse clima organizacional impacta nos resultados que a escola terá.

3. “O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública” — Claudia Zuppini Dalcorso

Do diagnóstico à elaboração, o livro aborda a importância e os benefícios de realizar um planejamento escolar eficiente. 

4 – “Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar” — Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

Nesse livro você saberá como trazer tecnologia, tão presente na vida dos alunos, para o ambiente escolar. Uma leitura muito recomendada, especialmente nos dias de hoje.

Conclusão

Se antes você havia visto aqui no blog a importância da gestão escolar, agora compreende um pouco melhor como ser um gestor mais eficiente.

Seguindo as orientações que selecionamos nesse post esse caminho será muito mais fácil e seguro, com resultados melhores e mais constantes.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco