Ícone do site EducareBox – Comunicação, agenda digital e secretaria integradas

Lista, quiz e perguntas: como usar em sala de aula?

Não sabe como utilizar uma lista, quiz e perguntas durante as suas aulas?

O aprendizado dos estudantes não depende apenas da metodologia de ensino aplicada pelos professores durante a ministração das aulas.

Na verdade, o desempenho de uma turma também é impactado pelas ferramentas utilizadas pelos docentes, que ajudam a fixar o assunto e identificar possíveis dúvidas.

As mais adequadas são a lista, quiz e perguntas. E se você ainda não utiliza esses materiais em sala de aula, continue lendo para descobrir como aplicá-los!

Aproveite a leitura.

Lista, quiz e perguntas: quais são as diferenças?

As listas contêm uma série de exercícios para os alunos treinarem os conhecimentos obtidos durante as aulas e nos momentos de estudo individual. É recomendado que sejam fornecidas como atividades de casa para o estudante revisar um tema — os professores podem dar o material antes das avaliações, por exemplo.

Por outro lado, as perguntas são questionamentos realizados pelos docentes durante as aulas, como forma de incentivar o engajamento dos alunos e estimular a busca por conhecimento.

Inclusive, essa ferramenta é ideal para as metodologias ativas de ensino, que colocam o aluno a frente da sua própria educação.

Enquanto o quiz é uma espécie de teste curto, utilizado pelos professores para mensurar o desempenho dos alunos, sem necessariamente conceder alguma pontuação.

O recomendado é criar um quiz para o final da aula, permitindo que os alunos testem ainda em sala se o assunto foi realmente compreendido, podendo tirar suas dúvidas antes de ir para casa.

Vantagens de utilizar lista, quiz e perguntas

A principal vantagem de utilizar uma lista, quiz e perguntas em sala é conseguir mensurar o desenvolvimento dos alunos em determinada matéria ou assunto.

Além disso, com base na média de resultados obtidos pela classe, o professor será capaz de mudar sua estratégia e abordagem de ensino, conseguindo suprir mais rapidamente as defasagens — antes que alcancem níveis mais preocupantes.

Por exemplo, imagine que você esteja aplicando determinado método de ensino. Contudo, a maioria dos estudantes alcança resultados baixos na lista, quiz e perguntas fornecidas.

Assim, você poderá mudar o método utilizado, pelo menos naquela turma, antes das avaliações de desempenho, que impactam diretamente no boletim e histórico escolar deles.

Outra ótima vantagem da lista, quiz e perguntas é para os próprios alunos, que têm a oportunidade de testar os conhecimentos apreendidos, conseguindo identificar as dúvidas e erros, que podem ser sanados antes das avaliações.

Sem falar que os quizzes, quando aplicados em salas de aula em formato de jogos, também podem ser bastante divertidos!

Como usar lista, quiz e perguntas na sala

A lista, quiz e perguntas, ainda que possuam o mesmo objetivo de mensurar o conhecimento do aluno, podem ser utilizados de formas diferentes em sala de aula.

Inclusive, proporcionando resultados diversos para os alunos e professores. Saiba mais abaixo!

Lista

As listas de exercícios são ótimos materiais para serem encaminhados como atividade de casa — o professor pode corrigir individualmente cada uma ou passar um gabarito generalizado. 

Contudo, também é possível aplicá-las em sala. Nesse caso, o ideal é criar uma lista com menos questões, para não perder muito tempo útil de aula.

Em relação à pontuação, ficará a critério do professor e da instituição passar as listas como componentes da nota ou até mesmo como pontuação extra, para ajudar estudantes que estão com baixo desempenho.

Quiz

O quiz é uma das ferramentas mais usadas atualmente, principalmente em cursos de idiomas, dado que existem várias plataformas específicas para a criação dos materiais.

A principal delas é o Kahoot!, que pode ser jogado por cada estudante individualmente ou em grupo, utilizando o celular — inclusive, com isso você mostra aos alunos que a tecnologia também é uma grande aliada dos estudos.

Ademais, com o quiz é possível reter maior atenção da turma durante as aulas, pois os estudantes tendem a buscar aprender melhor o assunto para conseguir responder corretamente o máximo de perguntas possíveis.

Afinal, eles querem ganhar!

Dica: forneça algum tipo de premiação, como doces ou brindes, para os alunos que ganharem a disputa, aumentando o interesse deles em participar da atividade.

Perguntas

Por fim temos as perguntas, que podem ser utilizadas pelos professores tanto de forma oral — realizando questionamentos sobre determinado assunto — como também escrita.

Por exemplo, antes de iniciar o tema da aula, o professor pode perguntar aos alunos o que eles acham que aquele assunto significa ou passar esse questionamento como tarefa de casa, para eles pesquisarem suas respostas.

As perguntas são ferramentas excelentes para os docentes que desejam aplicar a metodologia ativa, pois desperta o interesse e curiosidade do aluno, estimulando-o a buscar suas respostas antes de o professor fornecê-las.

Dicas de como criar lista, quiz e perguntas para cada assunto

Para criar uma lista, quiz e perguntas que consigam estimular o interesse, curiosidade e participação dos alunos é preciso tomar alguns cuidados. Separamos abaixo dicas que vão te ajudar nessa tarefa!

Lista

Quiz

Perguntas

Conclusão

A lista, quiz e perguntas são excelentes aliados tanto do ensino, como da aprendizagem, proporcionando ótimos benefícios para os alunos e professores.

Então, sempre que for possível, utilize essas ferramentas com suas turmas!

Passe listas de exercícios como atividade de casa, crie quizzes para as salas de aula, — estimulando o senso competitivo saudável — e faça perguntas, incentivando a busca autônoma por respostas.

Nova funcionalidade do Educarebox – Lista de Questões

Agora no aplicativo da escola, Educarebox, é possível fazer lista, quiz e perguntas com a nova funcionalidade da lista de questões. 

Além de poder cadastrar provas, trabalhos, notas e enviar deveres pela plataforma, agora os professores poderão elaborar questões de múltipla escolha com pontuação calculada para os alunos responderem. Isso tudo integrado no aplicativo de comunicação e gestão escolar.

Impacte de diferentes modos a formação dos estudantes e veja eles alcançarem resultados cada vez melhores!

Gostou do conteúdo? Leia também: