(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

Leitura na escola: como incentivar seus alunos

Que a leitura no Brasil, infelizmente, não é um hábito tão comum quanto poderia ser, todo mundo sabe. Volta e meia o país aparece em posições nada honrosas em pesquisas e rankings de leitura pelo mundo. Mas há um caminho para mudar isso: a leitura na escola.

Uma tarefa que deveria ser simples e comum, mas que na prática se revela um grande desafio para os professores. Hoje vamos abordar um pouco melhor esse tema e ajudar as escolas a incentivarem dos seus alunos.

Leitura na escola (e na vida) é mesmo importante?

Sem dúvida. Crianças e jovens que crescem com o hábito da leitura costumam ter um senso crítico mais apurado em relação ao mundo. Isso significa “ler” e compreender o mundo à sua volta com maior clareza e instrumentalidade para reagir ao que acontece.

A leitura abre as portas para o conhecimento de uma forma muito poderosa e imersiva.
Os alunos exploram sua criatividade, ampliam seus horizontes e até expandem seu vocabulário. Ler abre portas para um mundo de possibilidades ainda inexploradas.

Principais benefícios da leitura na escola

Vimos vários benefícios acima, de modo geral, mas agora vamos nos aprofundar um pouco nos principais. Veja como incentivar a leitura na escola, desde cedo, só traz benefícios!

Melhora o domínio da língua

O contato com novas palavras, expressões e construções empodera crianças e jovens em relação ao próprio idioma. Pela leitura o vocabulário se torna mais rico, mais vasto e isso se reflete até mesmo na segurança em se expressar. 

Um vocabulário mais rico é um recurso muito poderoso ao longo de toda a vida. A sociedade costuma valorizar quem fala, escreve e se expressa com clareza e convicção.

E isso está ligado ao próximo benefício: a comunicação.

A leitura aumentar a capacidade de comunicação

Ler é uma atividade que requer esforço e atenção para que o conteúdo seja absorvido. Porém, uma vez absorvido esse conteúdo se torna um instrumento para a comunicação. 

Alunos que cultivam o hábito de leitura costumam se comunicar muito bem, com desenvoltura e segurança. Não é regra, mas é muito comum que os alunos que mais se destacam na comunicação e expressividade cultivam esse hábito.

A leitura na escola expande os horizontes 

Imagine não poder viajar, mas conhecer uma nova cultura por meio de um livro. Não poder voltar no tempo, mas conhecer o passado da humanidade? Ou ainda mergulhar em mundos fantásticos cheios de magia, aventura e emoção? A leitura possibilita tudo isso.

O aluno leitor tem uma infinidade de assuntos a explorar pela leitura ao longo da vida e isso amplia seus horizontes. Novos temas, assuntos diversos, reflexões, inspirações, abrir um livro é abrir uma caixa de possibilidades infinitas.

A leitura aumenta a criatividade

O livro não é uma série e ainda que tenha aqui e ali uma ilustração, muito do que é dito dependerá da imaginação para ser visto. A leitura ativa a criatividade, nos faz sair das páginas para o mundo descrito ali, imaginando cada elemento descrito. 

Pensar além das palavras exige criatividade, a mesma criatividade que será útil em diversos contextos e situações da vida. 

A leitura melhora a  capacidade de interpretação de textos

Ler e compreender, ler e interpretar o que é lido. 

Se o aluno está em contato com o idioma, lendo com frequência e adquirindo melhor vocabulário, isso é fato. Ler exige atenção para que o conteúdo seja internalizado. 

Esse é um esforço que vai se tornando cada vez menor com a prática adquirida pelo hábito da leitura na escola O reflexo aparece em um teste, um vestibular, no trabalho e em várias outras situações ao longo da vida.

Forma cidadãos mais críticos

Um leitor frequente adquire outra característica muito importante: a de ter um senso crítico mais apurado. Isso quer dizer receber uma informação, avaliar, julgar e agir de forma mais segura em relação a ela. 

É assim que uma pessoa recebe uma informação e ao invés de apenas acreditar, questiona e verifica. Acredite, em tempos de tantas Fake News isso faz diferença para a pessoa e para o mundo.

Crianças pequenas estão lendo mais no Brasil

O Brasil perdeu, em quatro anos, 4,6 milhões de leitores adultos. É o que revela a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2020, do Instituto Pró Livro, em parceria com o Itaú Cultural. E quantos desses leitores cresceram com a leitura como um hábito?

Arriscaria dizer que poucos, pois quem cresce com amor pela leitora dificilmente perde esse amor. Felizmente, essa mesma pesquisa apontou que crianças de cinco a dez anos estão lendo mais. Incentivá-las nessa fase da vida pode fazê-las amar a leitura para a vida toda.

Leitura na escola: o papel do professor

A sala de aula é um excelente local para promover a leitura e discutir o que ela trouxe aos alunos. O professor tem o desafio de engajar os alunos na leitura, especialmente propondo leituras de temas que despertem seu interesse. 

Atividades de leitura com temas que acompanhem a faixa etária dos alunos são sempre bem-vindas. Dependendo da faixa etária, debates sobre os livros lidos serão muito ricos!

Não é fácil, mas com diálogo e paciência novas estratégias podem surgir para tornar essa atividade mais agradável e desejada.

7 dicas para incentivar a leitura na escola

1 – Biblioteca não é depósito de livros
Capriche nesse espaço. Permita que os alunos sintam-se bem nesse ambiente e tenham prazer ao entrar e descobrir novos livros ali.

2  – Temas de acordo com a faixa etária
Não adianta introduzir livros profundos demais para alunos muito novos. Os livros precisam ser de qualidade, sem dúvida, mas o ideal é que acompanhem a faixa etária dos alunos.

3 – Alunos propõe temas
Uma boa prática pode ser apresentar aos alunos algumas opções de temas ou pedir que eles sugiram um tema. Esse tipo de poder pode torná-los mais colaborativos.

4 – Não limite a leitura a uma prova depois
Faça debates, promova a reflexão e a discussão sobre a obra. Questione as decisões dos personagens, motivações e interesses, deixe os alunos refletirem e opinarem.

5 – Pode haver valor no livro da moda
Os clássicos serão sempre os clássicos. Porém, não menospreze livros da moda só por achar que não há valor neles. Ao invés disso talvez valha a pena discutir sobre a obra. 

6 – Tenha projetos de leitura nas escola
Arrecadação de livros, premiar os leitores mais assíduos da biblioteca, organizar semanas temáticas, vale tudo para incentivar a leitura na sua escola.

7 – Entenda, a tecnologia está a favor da leitura
Hoje não existe apenas o livro físico, mas livros digitais e em diversos formatos. Ao invés de ditar autoritariamente como o aluno deve ler o livro, deixe que ele decida isso.

8 – Incentive a leitura nas férias
Não precisa ser uma atividade rigorosa, talvez uma sugestão, uma recomendação.
Temos até esse post aqui para te ajudar

Leitura na escola: o papel da família

Quem disse que dar livros de presente é escolher um presente ruim? Incentivar a leitura em crianças e jovens passa por quebrar alguns desses mitos criados por aí. 

O envolvimento da família tem muito impacto na percepção de valor que o estudante cria em relação à leitura. Que tal perguntar sobre o que ele está lendo? Se está gostando? 

Sendo possível, que tal presentear a criança com um livro que ela mesma escolherá? 

E melhor ainda: quem sabe você, responsável, também não começa a se interessar pela leitura? O exemplo tem um grande poder de mobilização. E você vai amar, com certeza.

Resumindo…

A leitura é importante e muito, muito benéfica para crianças e jovens.

Tenha projetos, incentive a leitura na escola!

Pais e responsáveis precisam se conscientizar de que cumprem um papel importante nesse processo.

Siga nossas dicas e você, educador, estará ajudando seus alunos muito mais do que imagina.

E lembre-se: plantar essa semente na infância ajudará os alunos a colherem seus frutos por toda a vida.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco