(31) 97574-2891
(31) 2527-6101
contato@educarebox.com

Como enviar vídeos pelo youtube

Enviar vídeos aos alunos

A tecnologia é o melhor dos aliados para a educação durante a atual pandemia mundial. No Brasil, as aulas presenciais na maioria das escolas foram suspensas e não existem estimativas concretas de retorno às atividades normais. Desta forma, a adaptação para a Educação à Distância é urgente.

Pensando nos desafios que o cenário traz, a Educarebox iniciou uma série de postagens sobre o gerenciamento da educação à distância durante o isolamento social. Se você ou a sua escola ainda não começaram a planejar as ações que serão tomadas neste período ou estão perdidos sobre como agir, confira nossas dicas para gerenciar a educação à distância na sua escola.

Neste post, ajudaremos com uma requisição que temos recebido de muitos de vocês, nossos clientes: “Como enviar vídeos aos meus alunos?”, seja com o intuito de enviar explicações menores, ou aulas completas.

Nossa principal recomendação é o youtube. Ele permite o processamento de vídeos de grandes extensões e em alta qualidade, além de ter fácil navegação para a pessoa que estiver assistindo (acelerar partes mais fáceis, funções simples para voltar e avançar, etc..): perfeito para aulas à distância que, por motivo ou outro, não acontecerão em tempo real.

Abaixo, segue um tutorial simples e rápido que ensina como publicar vídeos no youtube e limitar quem pode acessá-los.

COMO PUBLICAR VÍDEOS NO YOUTUBE?

Para publicar vídeos no youtube, é necessário, em primeiro lugar, ter uma conta na plataforma. Se você já utiliza o gmail, você já tem uma conta e para acessá-la basta clicar em Fazer login no canto superior direito da página do youtube. Digite seu email gmail e sua senha para realizar o acesso.

Se não tiver uma conta no youtube, clique em fazer login mesmo assim, e, na página que se abre, clique em criar conta.

Criar login no youtube

 

Depois de acessar o site com seu perfil, clique no ícone de criar um vídeo — uma câmera de filmagem com o símbolo de adição — no canto superior direito da tela. Na lista de seleção que se abre, clique em enviar vídeo.

Postar vídeo

 

Na lista de seleção, clique em enviar vídeo.

O próprio youtube oferece suporte para quem publica um vídeo pela primeira vez. Ele pergunta se você deseja utilizar o seu nome para o nome do canal ou se deseja utilizar outro nome ou marca. Depois, ele pede para você preencher as configurações do canal. São detalhes que mais importam para pessoas que querem ser vistas como criadoras de conteúdo para a internet, como apresentação e redes sociais. Se não desejar preenchê-las, você pode clicar em set up later (preencher mais tarde).

Ignorar

Clique em enviar vídeo novamente. Na janela que se abre, você pode clicar em selecionar arquivo para enviar o vídeo a ser publicado.

Envio de vídeo

 

Depois que selecionar o arquivo, a janela se abre para três tipos de configurações diferentes: Detalhes, Elementos do vídeo e Visibilidade.

Detalhes:

Nesta janela, você pode editar o título do vídeo, sua descrição e marcar se há alguma restrição infantil. Como se trata de uma vídeo-aula, marque que o vídeo é conteúdo para crianças. Não é necessário mexer nas opções avançadas desta tela.

Nesta tela, também é possível selecionar a miniatura do vídeo. A miniatura do vídeo é a imagem que aparece quando o vídeo aparece como vídeo recomendado. O próprio youtube pré-seleciona algumas miniaturas com imagens do próprio vídeo, mas se quiser, você pode utilizar outra imagem que esteja salvo no seu computador.

Note que para escolher a miniatura é necessário esperar o vídeo terminar de carregar. O processo de carregamento do vídeo pode ser acompanhado na barra azul no canto inferior da tela. As imagens abaixo mostram a barra azul de carregamento do vídeo e, depois, a tela e a miniatura depois do processamento concluído.

Clique em “Próximo”.

deatalhes1

 

Detalhemento

Elementos do vídeo

Nesta aba, não são necessárias alterações.

Clique em “Próximo”.

Visibilidade

É nesta aba que serão configuradas as limitações de visibilidade do vídeo. O youtube tem três tipos de visibilidade diferente para os vídeos.

  • Público – Qualquer pessoa pode ver seu vídeo;
  • Não listado – Qualquer pessoa com o link do vídeo pode vê-lo;
  • Privado – Apenas você e as pessoas que você escolher poderão ver o vídeo.

Nós da Educarebox recomendamos publicar o vídeo como não listado. Um vídeo público pode ser visualizado por qualquer um com acesso ao youtube e um vídeo privado não pode ser compartilhado por link. Um vídeo não listado está no meio-termo, sendo o ideal para vídeo-aulas que se deseja manter limitadas a uma determinada comunidade escolar.

Nesta aba de visibilidade, é possível visualizar e copiar o link do vídeo que será publicado.

Visibilidade do vídeo

Depois de preencher os detalhes do vídeo e configurar a visibilidade, clique em salvar para publicar o vídeo.

 

SUGESTÕES FINAIS:

Vídeos não listados são difíceis de serem encontrados no youtube mesmo se fizermos o login na conta de quem o publicou. Desta forma, para manter a organização das vídeos-aulas e para facilitar o reencontro dos vídeos na plataforma, pode ser interessante copiar os links das vídeo-aulas postadas e guardá-las em outro arquivo, uma planilha do excel por exemplo.

Depois de publicadas as vídeo-aulas, envie os links de acesso à elas no EducareBox via comunicados. Os alunos e responsáveis os receberão e poderão assistir os vídeos com facilidade, dando continuidade ao processo de educação das crianças e mantendo a reputação do seu colégio com os pais.

 

A agenda digital da Educarebox está disponível para uso gratuito para novas escolas durante todo o período de fechamento e um mês além dele. Entre em contato conosco para saber mais sobre a ferramente e sobre como implementá-la no seu colégio. Juntos, venceremos este momento delicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.