(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

11 dicas para gravar aulas em vídeo e engajar seus alunos

Gravar aulas em vídeo e postar no YouTube não significam que seus alunos assistirão ao conteúdo e conseguiram aprender com ele. E infelizmente, em parte, a causa disso pode estar na qualidade da gravação que você realiza. 

É preciso lembrar que os alunos de hoje são nascidos na era digital, mais que acostumados a vídeos, telas e todo esse universo. Eles acompanham canais e Youtubers (criadores de conteúdo para o YouTube) famosos e que fazem vídeos de alta qualidade. 

E, querendo ou não, sua videoaula será comparada a essa concorrência.

Mas calma, seu conteúdo não precisa ser maravilhoso e caríssimo para engajar seus alunos. Ele precisa ser bem-feito e nós, da EducareBox, vamos ajudar você com isso. 

Gravar aulas em vídeo: é realmente necessário?

Bom, se você deseja ajudar os alunos a terem acesso ao ensino remoto nesses tempos de pandemia ou mesmo em um futuro pós-pandemia, sim. 

Gravar aulas em vídeo, também chamadas vídeoaulas, é dar ao aluno a oportunidade de aprender à distância, de forma segura, em casa. 

Sem falar em mostrar aos pais o quanto sua escola se preocupa e se organiza para garantir a educação de crianças e adolescentes por meio dessas aulas em vídeo. 

Comece quebrando possíveis resistências

Se o professor se sentir despreparado, seja pela idade ou por qualquer outro fator, a dificuldade será muito maior. É preciso respirar fundo e tentar entender quais são os caminhos para gravar e postar suas aulas pela internet. 

Inclusive, fizemos um texto sobre como postar seus vídeos no YouTube, um passo a passo ilustrado e muito útil. 

Mas voltando à questão da resistência, muitas pessoas podem se sentir inibidas pela câmera, por alguma timidez. É uma questão pessoal, mas que pode ser superada com a ajuda de amigos, familiares ou, nos casos mais agudos, até mesmo de um terapeuta. 

O fato é que conseguir vencer essa barreira conectará você, professor, a um mundo de possibilidade, atualizado e em sintonia com os alunos: o universo digital.

Pode não ser fácil, dependendo da questão que atrapalha você, mas poderá fazer muito bem, acredite. 

Prepare a aula de cada vídeo

Para algumas pessoas bastará ligar a câmera e deixar rolar. Isso será o suficiente para gravar videoaulas incríveis. Porém, cada um é de um jeito, e pode ser que para você funcione mais ter um plano da aula bem organizado e se guiar por ele.

Isso pode garantir objetividade, clareza e organização à aula, garantindo que ela seguirá uma linha lógica e não se desviará facilmente. 

É preciso pensar em que aula é essa, qual o tema central, o que é o objetivo dela, ou seja o que é esperado que o aluno aprenda com ela. Faça isso e já será um belo ponto de partida.

Abertura e encerramento

No começo da aula, dedique alguns minutinhos a explicar e contextualizar bem sobre o que será a aula. É um resumo bem breve, mas que pode ajudar a capturar a atenção do aluno, especialmente se você conseguir passar confiança para eles. 

O ideal é também conseguir transmitir um ar de simpatia na fala, nos gestos, estabelecendo ou buscando a cumplicidade com esses alunos.

Encerre o vídeo com agradecimento, com um ar positivo e que estimule os alunos a seguirem assim nas próximas aulas. Eles se sentirão recompensados e isso pode aumentar a empatia deles em relação ao seu empenho. 

Antes de gravar aulas em vídeo… passe no seu “camarim”

Tá todo mundo em casa, certo? Mas isso não pode ser uma desculpa para aparecer em uma videoaula de forma desgrenhada ou de qualquer jeito. 

Os alunos podem estranhar ou focar mais nisso do que no importante conteúdo que eles têm para assistir.

Não há nada errado em estar mais informal, porém isso não significa desleixo. Cuide do seu visual, pois isso também ajudará você a “entrar no clima” da gravação.

Defina com cuidado onde será a gravação da aula

Para evitar dispersões, distrações e interrupções, você precisa escolher bem onde e quando será a gravação da aula em vídeo. 

Barulho é sempre um inimigo de um bom resultado em filmagens, portanto, pense em como e quando conseguir o máximo silêncio possível para gravar. 

Escolha um ambiente visualmente tranquilo, com um mínimo de objetos que roubem a atenção da sua aula. 

Prepare seus equipamentos 

Se seu celular tiver uma câmera de boa qualidade você estará a meio caminho do sucesso. 

Se tiver um tripé para colocá-lo e ganhar estabilidade para a gravação, será melhor ainda. 

Você pode, por exemplo, fazer um teste e se gravar antes da aula para checar a altura, o enquadramento e até mesmo a captação do som. 

Se tiver um microfone de boa qualidade será ainda mais eficiente, mas se o celular for bom isso não é tão necessário assim.

Capriche na iluminação

Uma boa luz é tudo. Ela pode melhorar consideravelmente um vídeo e, quando bem aplicada, até passa um ar mais profissional a ele. 

Vale tanto aproveitar uma boa iluminação natural, externa, quanto investir, por exemplo, em uma Ring Light, aqueles círculos de luz que produtores de conteúdo em vídeo utilizam. 

O preço é bom e o resultado fica ainda melhor com eles. 

Linguagem para gravar aulas em vídeo

Você pode estar pensando: “como assim, linguagem? Preciso falar de outra forma?”

Não é esse o caso, mas é preciso sim buscar ter mais objetividade e ainda mais clareza para evitar as fáceis dispersões da internet. O aluno está distante, em outro espaço e a dispersão pode acontecer a todo momento. 

É seu dever tentar mantê-los ali, conectados e atentos, com sorte, e estratégia, até participativos. Fazer perguntas dos pontos principais a fixar pode ser bem útil. 

Outra dica importante é tentar ter um tom mais usual com os alunos. Palavras difíceis e termos sem a devida e breve explicação podem gerar desinteresse muito rapidamente. 

E a câmera, qual a melhor para gravar aulas em vídeo?

Chegamos a um dos pontos mais importantes dessas dicas, a escolha da câmera. 

O que acontece é que uma boa câmera captura uma imagem de muito maior qualidade e isso se reflete no interesse e na atenção de quem assiste ao vídeo. 

Lembre-se que estamos na era dos produtores de conteúdo em vídeo, conteúdos HD, Full HD, 4K e sabe-se lá o que mais.

Porém, a maioria dos celulares modernos já realiza gravações de boa qualidade, alguns até em excelente qualidade. Você pode, por exemplo, pesquisar pelo seu modelo na internet e ver vídeos que mostram como gravar em com ele e aproveitar o melhor da sua câmera.

Porém, para quem quiser investir em uma câmera mais profissional, vale pesquisar em canais da internet os modelos mais indicados Dá para saber, inclusive, quais são os mais acessíveis em termos de preço e que entregam um bom resultado.

Use a internet a seu favor

Uma das poderosas vantagens em gravar aulas em vídeo é poder utilizar recursos nem sempre disponíveis em sala de aula. 

Imagine, por exemplo, transmitir um vídeo para ilustrar sua fala ou indicar um conteúdo complementar, que pode ser um vídeo do YouTube mesmo. 

Por exemplo, falando sobre o universo, existem vídeos que podem ilustrar muito bem o que você falou. E o mesmo se aplica a outras matérias, basta digitar na busca do YouTube e pesquisar. 

Ah, mas nesse caso assista aos vídeos antes, tanto para checar a qualidade do que está sendo dito quanto para ver se são indicados para  faixa etária dos seus alunos.

E cuidado com o acesso de links e demonstrações. É preciso confiar, acima de tudo, no seu conteúdo, na sua aula. 

Tutorial sobre como gravar aulas em vídeo

O Canal Futura é referência no Brasil por sua qualidade e pelas contribuições à educação. 

Não por acaso, o canal preparou um excelente material para com vídeos tutoriais e guias para auxiliar os professores a utilizar recursos digitais e audiovisuais no ensino dos alunos.

Vale a pena acessar e conferir cada um deles. 

Conclusão

Conseguir a atenção dos alunos para assistirem ao seu conteúdo é um desafio bastante possível de ser vencido. 

Os professores precisaram de paciência e boa vontade, tornando-se, de certa forma, e por um certo tempo, alunos, aprendendo a preparar e gravar aulas em vídeo. 

Mas quando se acostumarem a tendência será uma melhora progressiva aula a aula e maior participação ou acesso por parte dos alunos. 

Não se preocupe, o esforço valerá a pena.

E conte com a EducareBox para facilitar a divulgação das suas aulas com alunos e responsáveis. Entre em contato e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco