(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

Gestão escolar: o que é, como fazer e o que você ganha com ela

Gestão escolar não é um termo tão conhecido quanto deveria ser. Muitos gestores de escola não dão a devida atenção ao tema e como consequência geram resultados menores do que poderiam. No entanto é certeza: uma gestão escolar eficiente deveria ser prioridade.

Vamos explicar melhor as vantagens em buscar uma gestão escolar que seja realmente bem planejada e executada, assim como os ganhos que sua escola terá com ela.

Gestão escolar: afinal o que é isso?

Gestão escolar é, em síntese, a administração da escola por inteiro. É analisar, compreender e gerenciar as diversas áreas da escola. Isso significa proporcionar as melhores condições para a realização de cada atividade. O foco é sempre na eficiência.

Pode-se pensar nela como um modelo de gestão elaborado e seguido por cada instituição de ensino. Precisa ser realizada por pessoas comprometidas, com conhecimento e preparo.

Quando bem executada, consegue antecipar problemas e tratá-los com agilidade. Tudo isso de forma clara e com total controle por parte do responsável.

Para que serve a gestão escolar?

Se o foco da gestão escolar é eficiência, seu objetivo é excelência. Quanto mais eficiente uma escola, maiores serão os resultados que terá em suas atividades. Isso significa melhor administração de recursos, talentos e maior qualidade no ensino. 

A gestão eficiente busca oferecer todo o suporte para o bem-estar de alunos, pais e funcionários. Sem falar no melhor aproveitamento e economia dos recursos financeiros.

Qual o papel do gestor escolar

Cabe ao gestor escolar ter a sensibilidade e o conhecimento para zelar pela qualidade do ensino. Isso significa, em termos de gestão escolar, compreender as demandas de cada setor e agir bem e rápido para saná-las. Esse profissional tem a missão de guiar a escola para uma realidade de resultados maiores com a mínima dificuldade possível.

As 4 principais áreas da gestão escolar

1- Gestão Pedagógica

Trata-se do pilar central da instituição de ensino. É totalmente voltada para a educação e os parâmetros de ensino-aprendizagem. Deve sempre focar em elevar o padrão educacional da escola, inclusive por meio de metas e ações específicas para esse fim.

2 – Gestão Administrativa

É aquela que cuida do funcionamento da instituição e de tudo o que ela precisa para isso. De que recursos materiais e financeiros a escola dispõe ou necessita para um objetivo ou ação específica? Deve-se dar atenção, inclusive, à legislação para evitar riscos e prejuízos.

3 – Gestão Financeira

Uma das mais importantes e necessárias, a gestão financeira requer muita atenção. Será ela quem lidará com o orçamento, despesas, investimentos, enfim, tudo relacionado a dinheiro. Manter as contas em dia e o saldo positivo é um grande, mas necessário desafio.

4 – Gestão de Pessoas

A área mais sensível da gestão escolar. Lida diretamente com o material humano, os profissionais da escola. Mais que distribuir tarefas e cuidar dos deveres de cada um, trata também dos seus direitos. Dessa forma conquista, engaja e constrói o melhor ambiente.


Gestão escolar na prática: 4 ações para aplicar!

1 – Planejamento

Qual o cenário atual da sua escola, onde ela está e onde pretende chegar? Seu planejamento será mais eficiente se partir de um objetivo claro e bem definido.

2 – Flexibilidade

Por mais que tente não é possível prever todos os fatos e mudanças que podem ocorrer. O gestor precisa receber o impacto dos acontecimentos, absorvê-los e responder bem a eles.

3 – Especialização

Não só o gestor, mas todos os envolvidos devem ser preparados para cumprir com êxito suas atividades. Treinamentos e capacitações da equipe gerarão frutos em pouco tempo.

4 – Descentralize

Invista em uma gestão compartilhada, descentralizada.Tome decisões colegiadas, não assuma todos os riscos sozinho e a todo momento. Confie, delegue, compartilhe.

10 vantagens da gestão escolar eficiente

Por mais desafiadora que possa ser, a gestão escolar bem executada traz muitos benefícios. Listamos abaixo as principais vantagens em otimizar sua gestão.

1 – Ações coordenadas e focadas
2 – Valorização do projeto político pedagógico
3 – Comunicação eficiente, sem rupturas
4 – Respeito e valorização do capital humano
5 – Planejamento para ações de curto, médio e longo prazos
6 – Integração facilitada entre pais, alunos e professores
7 – Desburocratização e celeridade nos processos
8 – Alinhamento à praticas modernas e eficientes de gestão
9 – Valorização da escola perante a comunidade escolar
10 – Rotina escolar mais proveitosa e com maior bem-estar

Melhores práticas de gestão escolar

A melhor forma de falar de em práticas eficientes de gestão escolar é pelo exemplo.
Foi o que fez o Instituto Unibanco em parceria com cinco Secretarias de Educação do país.

São 117 ações e projetos bem sucedidos na segunda edição do caderno Práticas de Gestão Escolar do Jovem do Futuro. São ações de 2019, mas ainda relevantes nesse comecinho de 2021.

As ações foram escolhidas pelos resultados e mudanças que trouxeram ao serem implementadas nas escolas. Inspire-se com elas para aplicar na sua gestão escolar!

Invista em softwares de gestão escolar

A rotina escolar é, por si só, estafante. Normalmente sobram tarefas e problemas, mas faltam braços e tempo para dar conta de tudo. Essa situação é agravada por uma gestão ineficiente, arcaica e ainda repleta de papel e burocracia. 

Felizmente, a tecnologia surgiu como uma poderosa aliada para agilizar processos e reduzir até mesmo o estresse da correria. Softwares de gestão integram setores, minimizam esforços e agilizam ações. Quer um exemplo prático disso?

A EducareBox é uma ferramenta que integra e que, ao mesmo tempo, promove a comunicação entre escola, pais e alunos. Ela registra todas as informações pedagógicas e gera  relatórios oficiais, facilitando a rotina.

É prática, segura e perfeita para quem busca uma gestão eficiente de verdade.

Dá uma olhada e veja como a Educarebox é, realmente, a ferramenta ideal para a sua gestão:

Resumindo: eficiência é a palavra-chave para gestão escolar

Agora que você já sabe o que é, como realizar e as vantagens da gestão escolar é hora de colocar isso em prática. 

Faça uma análise criteriosa da sua escola, dos seus desafios e objetivos para começar a se estruturar para alcançá-los. 

Lembre-se que o foco é na eficiência e a consequência será sempre o melhor resultado!

Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco