(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

Escola ideal: como escolher a melhor escola para o seu filho

“Qual a escola ideal para o meu filho?” Essa tarefa surge como um grande desafio para os pais, especialmente no começo do ano letivo. Porém, vamos mostrar nesse post que se esse desafio é grande, os benefícios da escolha certa para os alunos são maiores ainda.

E para tornar mais fácil a tarefa de escolher a melhor escola para o seu filho selecionamos  algumas dicas simples e úteis. Depois de ler esse post você vai conseguir ter mais segurança na escolha e ainda vai poupar tempo e energia fazendo tudo do jeito certo.

Escola ideal: o que isso significa?

A escola ideal é o espaço de ensino que melhor constrói o conhecimento por meio de uma aprendizagem de qualidade. É o local onde o aluno se sente bem, motivado, desafiado e apoiado para desenvolver suas habilidades. É o ambiente que oferece aos alunos os instrumentos sociais e cognitivos para viverem e aprenderem com dignidade.

Essa é uma definição simples, mas eficiente do que significa a escola ideal para um aluno. 

É fundamental que seja um local que preze não apenas pela forma, mas pelo conteúdo.
Um espaço seguro, com infraestrutura de qualidade e que garanta o bem-estar dos alunos.

Sinais de que essa é a escola certa para o meu filho

Antes de irmos um pouco mais fundo no tema, vamos listar algumas questões que ajudam a definir se uma escola é digna de atenção na hora da escolha. 

  • A escola tem boa reputação?
  • Conhece pais ou alunos que recomendam essa escola?
  • O local possui uma boa infraestrutura?
  • Você sabe algo sobre a formação dos professores de lá?
  • Existem ações, projetos, feiras que a escola promove?

Uma boa forma de checar essas informações está na internet. Sites e redes sociais da escola ajudam a ter uma boa noção do que ela pode fazer pelo seu filho. 

O clássico boca a boca, ou seja, conversar com pais de alunos dessa escola também pode ajudar bastante.

Investigue, faça um “dever de casa”, por sua própria conta, antes mesmo de sentar para conversar com a escola. Isso te ajudará a fazer as perguntas certas e decidir com muito mais segurança.

Como é a escola ideal para as crianças?

Ter uma base de ensino sólida, ou seja, bem construída desde a infância, fará toda a diferença para o aluno. É por esse motivo que o ensino infantil precisa de muita atenção. 

Deve existir disciplina, mas ao mesmo tempo ser um ambiente lúdico. O ideal é que a criança goste de estudar, de conhecer e explorar, pouco a pouco, suas habilidades. 

Aqui é um bom momento para fomentar no aluno alguns valores que ele levará pela vida. Questões como respeito e preservação do meio ambiente devem estar na pauta.

Porém, também é o momento que requer mais sensibilidade e preparo dos professores. 

Identificar dificuldades de aprendizagem nessa fase pode ser decisivo para encontrar maneiras de ajudar o aluno a superá-las. 

Como é a escola ideal para os adolescentes?

Passar pela adolescência nem sempre é fácil. É o momento de descobertas, de questionamentos, de incertezas, enfim, de transformação. 

Uma escola para jovens precisa tentar entender esse momento para buscar a melhor comunicação com os alunos.

Projetos de educação que contemplem questões importantes para essa fase da vida, como sexualidade, respeito às diferenças e bullying, por exemplo, podem aproximar os alunos da escola ao invés de afastá-los.

Promover atividades de socialização, explorar a criatividade e a expressão dos alunos, em suas diferentes manifestações, como a música e arte, pode ajudar os alunos a se conhecerem melhor.

O esporte é outro caminho que pode ajudar bastante. Competições podem trabalhar nos jovens diversos aspectos que serão muito úteis em sua vida adulta. 

A infraestrutura da escola ideal

O que a escola oferece para o seu filho em termos de infraestrutura? 

Salas de qualidade, espaços de socialização, salas de atividades ou estudos, biblioteca, o que mais? 

E a acessibilidade para portadores de necessidades especiais? Ainda que seu filho não precise desses cuidados ele poderá aprender muito ao conviver com quem precisa e em um ambiente que seja digno para essas pessoas.

Visitar a escola, se possível com seu filho, pode ajudar a perceber como seria o dia a dia dele nesse ambiente. Saber se é um espaço seguro, agradável e em que ele se sentiria bem em estar.  

E procure saber também sobre a infraestrutura além do espaço físico, ou seja, o ambiente digital. Os alunos e os pais possuem recursos digitais à disposição, como por exemplo a agenda digital EducareBox

Lembre que o digital é um facilitador da vida, da rotina e dos estudos. Contar com recursos digitais tornará a vida de pais e alunos muito mais prática, poupando tempo e energia.

Qual o Projeto Político Pedagógico da escola?

O que norteia as ações da escola na educação dos alunos? Conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola é entender o que orienta a educação no ano letivo.

O chamado PPP trará detalhes sobre as competências que esperam desenvolver nos alunos, além de mostrar que caminhos a escola tomará para isso.

Procurar conhecer e entender, com calma e atenção, esse projeto é ter uma noção mais completa dos conteúdos e da metodologia adotada pela escola, inclusive com os métodos de avaliação.

Se a escola não tiver um projeto claro para apresentar para você, desconfie se este é mesmo um local que trará benefícios para a educação do seu filho.

A escola ideal valoriza os professores

Essa é uma afirmação muito forte, mas verdadeira. Professores valorizados possuem um incentivo extra para fazerem o melhor pelos alunos. Trabalham mais seguros e felizes.

Procure saber como é composto o corpo docente da escola, se são professores valorizados, especialistas em suas áreas, com boa formação e preparo.

Conhecer melhor os mestres que guiarão seus filhos nos caminhos do saber é ter muito mais segurança de que eles estão em boas mãos. 

Por mais diferentes que sejam no desempenho de suas funções, os professores com boa formação, remuneração digna e um ambiente saudável para trabalhar farão a diferença no ensino.

Não é só o que a escola diz, mas o que dizem dela

Voltamos ao ponto da reputação. Uma escola pode fazer a melhor propaganda sobre si mesma, mas investigar sua reputação na fala de pais, alunos e ex-alunos é muito útil.

Com a internet muito pode ser feito sem você sair de casa. Dá para checar informações nas redes sociais, nos comentários dos posts e na interação (ou na falta dela) nas páginas da escola. 

Mas, sem dúvida, “entrevistar” outros pais ou mesmo alunos e ex-alunos dará uma noção maior do tipo de ambiente que a escola oferece para o seu filho. 

Esse não precisa ser necessariamente um fator decisivo, afinal pessoas possuem experiências distintas umas das outras, mas deve ser levado em conta.

Decida com calma e com critério

Tudo o que abordamos aqui ilustra como é complexa a tarefa de escolher a melhor escola para o seu filho. Porém, também revela o quanto isso é importante para ele.

Procure ter critério e muito cuidado ao visitar as escolas, ao conhecer sua rotina, seu ambiente e só então decida qual é essa escola ideal. 

Dá trabalho, mas os benefícios que isso trará para o seu filho compensam todo esforço.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco