(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

Conheça 9 Livros sobre gestão escolar que todo gestor precisa ler

A gestão escolar não é uma tarefa fácil, mas também não precisa ser um inferno para quem se propõe a enfrentar esse desafio. Uma das formas mais eficientes de ter sucesso nessa área é ter conhecimento. E uma forma de ter esse conhecimento é pela leitura dos principais livros sobre gestão escolar. 

Mas antes de ver a lista, confira algumas informações e reflexões que selecionamos para quem já é gestor e também para quem tem curiosidade e pensa em começar a estudar um pouco mais sobre esse tema.

O papel do gestor escolar

Nós já abordamos esse tema em um post especial, mas não custa relembrar, de forma resumida, qual o papel do gestor escolar.

Basicamente o gestor escolar é um facilitador da rotina escolar. Alguém que tenha a firmeza necessária para se impor, quando preciso, mas que tenha o tato e a capacidade de negociar, deliberar, julgar e ouvir.  

Um agente da educação, focado nos interesses da escola e da comunidade escolar, visando sempre o bom aproveitamento dos recursos, das pessoas e prezando sempre por uma gestão humanizada e colaborativa, mas focada em bons resultados.

É um desafio e tanto, portanto, a leitura e o estudo, são mesmo fundamentais.

Confira X livro sobre gestão escolar:

1 – O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem

Nesse livro, a autora Telma Weisz aborda a prática pedagógica pelo viés do construtivismo, focando na relação ensino e aprendizagem. 

O livro oferece exemplos de situações práticas vivenciadas por professores para contribuir para uma atuação mais segura e eficiente do docente.

2 – O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública

A obra da autora Claudia Zuppini se destaca por mostrar, justamente, sua vivência como diretora de escola, lidando com situações que desafiam diariamente os gestores de educação.

A autora vai do diagnóstico à elaboração de um planejamento estratégico de ensino, focando em ajudar o professor/gestor a conseguir uma gestão mais precisa, segura e com sólidos resultados. 

3 – Planejamento, Gestão e Legislação Escolar

Ainda na linha do planejamento, Geraldo Sant’Anna aplica, dentro do contexto escolar, o conceito de clima organizacional, muito comum nas empresas. Nesse sentido, o livro aborda as percepções e avaliações do clima da escola para melhorar o ensino oferecido.

Porém, mais que diagnosticar, o livro propõe ações que podem ser tomadas para transformar a rotina e o ambiente escolar. O autor aborda ainda questões filosóficas do ensino e mecanismos de administração.

4 – Liderança em Gestão Escolar

O livro de Heloisa Lück é focado na questão da liderança na gestão escolar, respaldado nas experiências da própria autora, liderando e criando um forte espírito de equipe. 

O foco das lições e reflexões está no nível de comprometimento do profissional em consonância com os objetos traçados pela escola para a educação dos alunos. 

5 – Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social

Qual o papel social do gestor educacional? Eduardo Monteiro aborda este tema em seu livro, promovendo uma forte reflexão acerca do mundo e do papel do gestor frente à formação acadêmica dos alunos.

O autor chama à reflexão ao mostrar o quão impactante é essa atuação do gestor no universo dos alunos, refletindo-se, inclusive, no modo como atuarão neste mundo.

Uma leitura profunda e bem recomendada.

6 – Gestão Escolar – Dicas Corporativas – Nossas Escolas Estão Prontas Para os Desafios?

Essa é uma pergunta que os gestores devem se fazer constantemente. Será que sua atuação está, de fato, preparando a escola para os desafios que ela enfrentará e para o mundo moderno onde está inserida?

Almir Vicentini, aborda em sua obra a escola com uma visão de negócio, mostrando que muito do mundo corporativo pode ser aplicado na escola para seu melhoramento em termos de qualidade do ensino e resultados. 

7 – O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola

Que tal resolver conflitos ao invés de apenas apontar os culpados? Essa é uma das propostas dessa obra da Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna.

Um livro que possui download gratuito e que apresenta elementos para avaliar e agir em diversas situações do contexto escolar, de forma precisa e resolutiva. 

8 – Ser Professor e Dirigir Professores em Tempos de Mudança


Lourdes Bezerra, Olga Casanova, Jerônimo García Ugarte entregam uma obra que busca estabelecer uma nova proposta de atuação para diretores de escola. 

A obra trata de liderança, trabalho em equipe, comunicação interna e estabelecimento do clima no ambiente escolar, sempre propondo ações de melhoria e práticas mais eficientes para toda a comunidade acadêmica. 

9 – Dimensões da gestão escolar e suas competências

Mais um livro de Heloisa Lück, dessa vez focado em estabelecer as competências pertinentes à gestão escolar. O livro mostra como o papel do diretor, liderando sua equipe na escola deve ser conduzido para o êxito do projeto de educação.

Um livro muito interessante, especialmente para quem busca compreender melhor o papel do gestor escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco