Ícone do site EducareBox – Comunicação, agenda digital e secretaria integradas

Dicas para aumentar o número de matrículas na sua escola

Uma boa gestão das matrículas é essencial para a saúde financeira da escola e para o planejamento futuro da instituição. Não precisamos nem falar que, se sua escola já utiliza uma agenda digital, será muito mais fácil convencer os pais a renovarem a matrícula dos seus filhos, certo? Elaboramos uma série de dicas para aumentar o número de matrículas na sua escola.

Dada a importância dessa etapa, como melhorar o processo de matrículas em si?

Nesse post trataremos de 4 pontos que podem impactar fortemente o seu resultado. Ao final, também adicionamos um checklist resumido de itens essenciais da matrícula. Fugiremos um pouco das dicas óbvias de marketing e focaremos em ações concretas para este período

Dicas para aumentar o número de matrículas na sua escola

  1. Ofereça descontos para matrículas antecipadas

Promova campanhas de rematrícula e novas matrículas oferecendo descontos para aqueles que se anteciparem. Os descontos podem ser dados de duas formas, na própria matrícula ou nas mensalidades do ano seguinte.

Seja claro quanto às datas de início e término da campanha e foque na comunicação! Não se esqueça de enviar lembretes antes do final da campanha.

  1. Desenvolva um programa de indicações

Ofereça descontos para pais que indicarem a escola!

Os maiores promotores da escola são os pais e os próprios alunos. Mais de 90% das pessoas têm grande confiança na recomendação de conhecidos, tornando a divulgação por parte dos próprios clientes o marketing mais eficaz. Hoje em dia, muitas empresas já utilizam este sistema de bonificação, aplique na sua escola!

A escola pode oferecer, por exemplo, descontos progressivos de acordo com número de indicações de uma pessoa. Neste caso, não é necessário preocupar-se tanto com o limite do desconto, afinal, se um pai está indicando a instituição, dificilmente este tenderá a sair.

  1. Busque desenvolver parcerias

Uma outra maneira de melhorar as matrículas são por meio de parcerias com outras escolas e cursos. Sua instituição pode se alias a escolas que não atendem os mesmos anos que a sua ou cursos de idiomas, por exemplo.

  1. Faça uso da comunicação digital automatizada

Utilize um aplicativo escolar! Através dele você poderá:

 

Investir em comunicação e divulgação é fundamental! Busque entender seu público para comunicar-se melhor. Identifique o seu público, interno e externo, para que este de fato receba as informações divulgadas. Pense quais são os meios de comunicação mais adequados (App? Facebook? WhatsApp? SMS? E-mail? Outdoors? Rádio? …). De que maneira a mensagem será recebida mais facilmente? Informações que não são recebidas, são perda de tempo!

A comunicação interna (clientes atuais) é mais simples de ser colocada em prática, especialmente se você já tem utiliza um aplicativo escolar. Utilize esse meio para reduzir ao máximo a evasão e incentivar a indicação dos pais. Aproveite a agenda digital para manter o contato mais constante, e divulgue acontecimentos positivos, conteúdos interessantes, aproxime-se dos pais!

A comunicação externa exige um esforço maior, mas nada que não possa ser estudado gratuitamente na internet. Busque entender mais sobre marketing e ferramentas digitais! Entenda o que pais estão buscando e como a escola pode mostrar-se capaz de suprir essas necessidades. Promova os bons resultados alcançados pela escola! Divulgue aprovações em vestibulares, concursos, histórias de ex-alunos.

O mais importante aqui é fortalecer os laços com a comunidade à qual a escola está inserida e aumentar a sua visibilidade.

Está precisando de ajuda para comunicar-se melhor? Entre em contato conosco e te ajudaremos!

Check-list para a matrícula:

  1. Meta de crescimento do número de alunos – quebrar entre:

    1. Meta de % de evasão dos alunos matriculados no ano atual
    2. Meta de novos alunos
  2. Defina a precificação das diferentes séries do colégio

  3. Defina estratégias de descontos para alunos (por performance, necessidade, etc..). Trate individualmente essa estratégia para garantir a qualidade da escola e maximizar a retenção

  4. Elabore uma lista de medidas para melhorar a retenção (ex.: enviar pesquisa de satisfação, oferecer descontos para a matrícula adiantada, enviar um reporte detalhado do aluno ao final do ano, etc..)

    1. Estabeleça datas de execução para cada medida
    2. Defina o responsável para execução de cada medida
    3. Estabeleça métricas para medir o resultado desse responsável

  5. Elabore uma lista de medidas para captação de novos alunos (ex.: programa de indicações gerando descontos para clientes atuais, parcerias, programa de divulgação via facebook segregado para a região, marketing em outdoors, etc..)

    1. Estabeleça uma data de execução de cada medida
    2. Defina o responsável para execução de cada medida
    3. Estabeleça métricas para medir o resultado desse responsável
  6. Defina data de início e fim para cada etapa do processo de matrícula (as etapas podem ser divididas por desconto oferecido, esforço de divulgação, etc..)

  7. Realize o planejamento pedagógico para disponibilizar aos pais

    1. O calendário
    2. O material didático e abordagem pedagógica
    3. Os uniformes dos alunos
    4. Os argumentos para ressaltar os diferenciais da abordagem pedagógica da escola
  8. Prepare a matrícula

    1. Prepare a equipe que estará disponível para atender e receber pais interessas na escola
    2. Tenha uma sala de espera agradável e que demonstre a qualidade da escola (banheiro sempre limpo, água e café disponíveis, wifi, ar-condicionado)
  9. Organize a equipe

    1. Tenha responsáveis bem definidos para cada atividade
    2. Alinhe com os responsáveis como será o trabalho e como eles serão avaliados
    3. Realize a avaliação ao final do período

E aí? Gostou das nossas dicas para aumentar o número de matrículas na sua escola? Tem mais alguma? Nos envie sugestões e críticas!