(31) 97574-2891
0800 006 3050
contato@educarebox.com

Como engajar seus alunos

Técnicas para engajar seus alunos

Todos adoram a praticidade que uma agenda digital oferece. O aplicativo escolar aumenta o envolvimento dos pais, o que melhora o desempenho dos alunos. Apesar disso, algumas crianças mantém um baixo desempenho escolar. As notas vermelhas, infelizmente, não são raras, e esses alunos representam o equivalente a 40% dos alunos de 15 anos de idade no Brasil, de acordo com uma análise divulgada pela OCDE. O relatório toma por base o resultado de adolescentes dessa faixa etária nos testes de Matemática, Leitura e Ciências do último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que em 2012 mediu o desempenho de alunos em 64 países e economias do mundo.

Na Carolina do Norte, Estados Unidos, os professores da Cochrane Collegiate Academy desenvolveram um método de ensino chamado “Aprendizado Alternativo” voltado para alunos que apresentam baixo desempenho em sala de aula.

O modelo é uma junção das suas 10 melhores práticas. Elas devem ser aplicadas em todas as lições, todos os dias.

  1. QUESTÃO ESSENCIAL

Qual é o objetivo pretendido da lição? o que você espera que seus alunos saibam ao final da aula? (Lembre-se: apenas uma questão essencial por lição! Todos alunos devem ser capazes de responder a essa pergunta até a conclusão da atividade)

  1. ESTRATÉGIA DE ATIVAÇÃO

Algo que incentive os alunos pensar ou fazer conexões com o material que está sendo apresentado nesse dia. (Faça uma conexão com o conteúdo ou com o mundo exterior para ver o que os alunos já sabem ou se lembram)

  1. VOCABULÁRIO RELEVANTE

Deve estar presente em sua lição. Mantenha seu vocabulário limitado ao que seus alunos são capazes de assimilar e contextualize novas palavras ativamente ao longo da lição. (Faça referências e use a palavra frequentemente. Estimule seus alunos a usarem a palavra durante a lição.)

  1. LIMITAÇÃO NO TEMPO DE EXPOSIÇÃO

12-15 minutos de aula, os alunos devem envolver-se em algum outro tipo de atividade, mesmo que seja apenas por poucos minutos.

  1. ORGANIZADOR GRÁFICO

Permite aos alunos classificar visualmente novas informações ou revisar informações antigas.

  1. O MOVIMENTO DO ESTUDANTE

É essencial, os estudantes precisam ser móveis em algum momento no tempo durante a instrução para garantir o engajamento ativo. (Trabalhando em pequenas grupos, pares colaborativos, estações de rotação, 4 cantos, etc).

  1. PERGUNTAS DE RACIOCÍNIO DE ORDEM MAIOR

Isto mostra que você está apresentando aos seus alunos um trabalho desafiador e atendendo às necessidades de seus alunos mais avançados! (Essas perguntas devem estar atrás da sua linha de pensamento crítico).

  1. RESUMO OU ENCERRAMENTO DA LIÇÃO

É nesse momento que você é capaz de avaliar a capacidade do seu aluno de responder eficazmente à questão essencial (prática número 1) e descobrir se você precisa estender ou refinar a habilidade ensinada.

  1. AS LIÇÕES DEVEM SER RIGOROSAS

As atividades devem ser desafiadoras e mover-se a um ritmo acelerado. Não deve haver momento durante a aula onde os alunos ficam “entediados” ou não têm nada para fazer, a aula inteira é uma LIÇÃO ATIVA!

  1. TODA A AULA DEVE SER CENTRADA NO ALUNO!

Lembre-se, você faz todo o planejamento, e seus alunos fazem todo o trabalho! O uso da tecnologia como uma ferramenta é um componente crítico. Ela fornece aos alunos do século XXI envolvimento e relevância para sua aplicação no mundo real. O ensino é uma parceria: Se você planeja efetivamente e com sucesso; seus alunos trabalham e aprendem efetivamente e com sucesso!!

Fonte: https://backend.edutopia.org/sites/default/files/pdfs/stw/edutopia-cochrane-schturnaround-PD-interactive-learning-non-negotiables.pdf

Utilizar uma agenda digital integrada na sua escola torna a comunicação muito mais prática, melhora o envolvimento dos pais e facilita a gestão pedagógica. Com o aplicativo escolar, a escola facilita o trabalho dos professores e funcionários, satisfaz os pais e melhora a fidelização e expansão da rede! Ainda não tem uma agenda digital? Não fique para trás! Conheça o EducareBox, o aplicativo escolar mais descomplicado do mercado. Entre para nosso teste gratuito e deixaremos sua escola prontinha para uso na nossa plataforma!