(31) 97574-2891
0800 006 3050
contato@educarebox.com

Dicas para o sucesso da matrícula na sua escola!

Gestão de matrículas, aplicativo escolar, agenda digital

Já estamos em setembro e começa agora o período de matrículas. Uma boa gestão das matrículas é essencial para a saúde financeira da escola e para o planejamento do próximo ano. Não precisamos nem falar que, se sua escola já utiliza uma agenda digital, será muito mais fácil convencer os pais a renovarem a matrícula dos seus filhos, certo?

Dada a importância dessa etapa, como melhorar o processo de matrículas em si?

Nesse post trataremos de 4 pontos que podem impactar fortemente o seu resultado. Ao final, também adicionamos um checklist resumido de itens essenciais da matrícula. Fugiremos um pouco das dicas óbvias de marketing e focaremos em ações concretas para este período

  1. Ofereça descontos para matrículas antecipadas

Promova campanhas de rematrícula e novas matrículas oferecendo descontos para aqueles que se anteciparem. Os descontos podem ser dados de duas formas, na própria matrícula ou nas mensalidades do ano seguinte.

  • Desconto na matrícula: caso opte por esta opção, é importante não fornecer descontos próximos de 100%. Descontos tão altos podem reduzir o compromisso dos pais com a matrícula e impactar na fidelização do ano seguinte.
  • Desconto na mensalidade: acreditamos que esta opção seja a mais interessante. Ao contrário do desconto na matrícula, esse desconto aumenta ainda mais a fidelização do cliente para o longo prazo, além de não comprometer o caixa da escola no início do período.

Seja claro quanto às datas de início e término da campanha e foque na comunicação! Não se esqueça de enviar lembretes antes do final da campanha.

  1. Desenvolva um programa de indicações

Ofereça descontos para pais que indicarem a escola!

Os maiores promotores da escola são os pais e os próprios alunos. Mais de 90% das pessoas têm grande confiança na recomendação de conhecidos, tornando a divulgação por parte dos próprios clientes o marketing mais eficaz. Hoje em dia, muitas empresas já utilizam este sistema de bonificação, aplique na sua escola!

A escola pode oferecer, por exemplo, descontos progressivos de acordo com número de indicações de uma pessoa. Neste caso, não é necessário preocupar-se tanto com o limite do desconto, afinal, se um pai está indicando a instituição, dificilmente este tenderá a sair.

  1. Busque desenvolver parcerias

Uma outra maneira de melhorar as matrículas são por meio de parcerias com outras escolas e cursos. Sua instituição pode se alias a escolas que não atendem os mesmos anos que a sua ou cursos de idiomas, por exemplo.

  1. Faça uso da comunicação digital automatizada

Utilize um aplicativo escolar! Através dele você poderá:

  • Convidar todos os pais à matrícula e divulgar suas promoções de maneira moderna e prática
  • Enviar lembretes próximo de datas importantes (ex.: fim do período promocional)
  • Realizar uma pesquisa de satisfação – A pesquisa, além de fornecer informações valiosas para a melhoria da escola, mostrará aos pais que a instituição se preocupada em atendê-los melhor, o que aumentará a fidelização

 

Investir em comunicação e divulgação é fundamental! Busque entender seu público para comunicar-se melhor. Identifique o seu público, interno e externo, para que este de fato receba as informações divulgadas. Pense quais são os meios de comunicação mais adequados (App? Facebook? WhatsApp? SMS? E-mail? Outdoors? Rádio? …). De que maneira a mensagem será recebida mais facilmente? Informações que não são recebidas, são perda de tempo!

A comunicação interna (clientes atuais) é mais simples de ser colocada em prática, especialmente se você já tem utiliza um aplicativo escolar. Utilize esse meio para reduzir ao máximo a evasão e incentivar a indicação dos pais. Aproveite a agenda digital para manter o contato mais constante, e divulgue acontecimentos positivos, conteúdos interessantes, aproxime-se dos pais!

A comunicação externa exige um esforço maior, mas nada que não possa ser estudado gratuitamente na internet. Busque entender mais sobre marketing e ferramentas digitais! Entenda o que pais estão buscando e como a escola pode mostrar-se capaz de suprir essas necessidades. Promova os bons resultados alcançados pela escola! Divulgue aprovações em vestibulares, concursos, histórias de ex-alunos.

O mais importante aqui é fortalecer os laços com a comunidade à qual a escola está inserida e aumentar a sua visibilidade.

Está precisando de ajuda para comunicar-se melhor? Entre em contato conosco e te ajudaremos!

Check-list para a matrícula:

  1. Meta de crescimento do número de alunos – quebrar entre:
    1. Meta de % de evasão dos alunos matriculados no ano atual
    2. Meta de novos alunos
  2. Defina a precificação das diferentes séries do colégio
  3. Defina estratégias de descontos para alunos (por performance, necessidade, etc..). Trate individualmente essa estratégia para garantir a qualidade da escola e maximizar a retenção
  4. Elabore uma lista de medidas para melhorar a retenção (ex.: enviar pesquisa de satisfação, oferecer descontos para a matrícula adiantada, enviar um reporte detalhado do aluno ao final do ano, etc..)
    1. Estabeleça datas de execução para cada medida
    2. Defina o responsável para execução de cada medida
    3. Estabeleça métricas para medir o resultado desse responsável
  5. Elabore uma lista de medidas para captação de novos alunos (ex.: programa de indicações gerando descontos para clientes atuais, parcerias, programa de divulgação via facebook segregado para a região, marketing em outdoors, etc..)
    1. Estabeleça uma data de execução de cada medida
    2. Defina o responsável para execução de cada medida
    3. Estabeleça métricas para medir o resultado desse responsável
  6. Defina data de início e fim para cada etapa do processo de matrícula (as etapas podem ser divididas por desconto oferecido, esforço de divulgação, etc..)
  7. Realize o planejamento pedagógico para disponibilizar aos pais
    1. O calendário
    2. O material didático e abordagem pedagógica
    3. Os uniformes dos alunos
    4. Os argumentos para ressaltar os diferenciais da abordagem pedagógica da escola
  8. Prepare a matrícula
    1. Prepare a equipe que estará disponível para atender e receber pais interessas na escola
    2. Tenha uma sala de espera agradável e que demonstre a qualidade da escola (banheiro sempre limpo, água e café disponíveis, wifi, ar-condicionado)
  9. Organize a equipe
    1. Tenha responsáveis bem definidos para cada atividade
    2. Alinhe com os responsáveis como será o trabalho e como eles serão avaliados
    3. Realize a avaliação ao final do período
Utilizar uma agenda digital integrada na sua escola torna a comunicação muito mais prática, melhora o envolvimento dos pais e facilita a gestão pedagógica. Com o aplicativo escolar, a escola facilita o trabalho dos professores e funcionários, satisfaz os pais e melhora a fidelização e expansão da rede! Ainda não tem uma agenda digital? Não fique para trás! Conheça o EducareBox, o aplicativo escolar mais descomplicado do mercado. Entre para nosso teste gratuito e deixaremos sua escola prontinha para uso na nossa plataforma!