(31) 97574-2891
0800 006 3050
contato@educarebox.com

Curiosidade – A importância e 5 dicas para desenvolvê-la

Desenvolver criatividade

As crianças nascem curiosas, e estão sempre tentando entender melhor o mundo à sua volta. A curiosidade é o desejo por explorar, descobrir e entender, e é uma adaptação evolutiva da espécie humana.

Além de pessoas curiosas serem mais felizes, a curiosidade é um fator mais importante do que pressões externas para motivar as crianças a aprender. Consequentemente, é determinante para o futuro sucesso na vida adulta. A curiosidade também é fundamental para o sucesso inicial em matemática e leitura ao ponto de ser tão importante quanto a inteligência.

Já que a curiosidade é tão importante, devemos estabelecer práticas para incentivá-la. Para isso, nesse segundo post sobre a curiosidade, cobriremos as possibilidades que os pais têm para desenvolver a curiosidade dos filhos. Já adiantamos uma básica: se você gosta de tirar fotos de seus filhos com roupas e poses, tira também deles explorando e criando. As crianças irão mimetizar aquilo que você valoriza! Vamos às dicas:

 

  1. Crie um ambiente estimulante

Crie ambientes que estimulem a curiosidade de seus filhos. É importante que as crianças possam explorar diferentes elementos de seu entorno, constantemente acendendo sua curiosidade.

Idealmente, o máximo de ambientes da casa devem ser seguros para a exploração, de modo que os pais não precisem constantemente colocar limites nas crianças. Ter um quarto que possa representar o mundo das crianças, mesmo com coisas simples como uma “cabaninha”, canto dos brinquedos, etc.. facilita a criação de um mundo onde elas possam explorar livremente. Para bebês, que passam grande parte do dia observando elementos em sua volta, coloque figuras nas paredes, objetos lúdicos em sua linha de visão, etc.. Tente rotacionar esses elementos para que se mantenham “frescos”.

 

  1. Valorize e incentive a curiosidade

Os pais devem funcionar como promotores da curiosidade da criança. Existem diversas pequenas atitudes no dia-a-dia que ajudam seu filho a associar coisas positivas à sua curiosidade e a explore ainda mais.

  • Se mostre satisfeito, dê os parabéns e afagos quando ele apresentar um comportamento curioso. Se seu filho abriu uma flor para ver o que havia dentro, um buraco na terra, encontrar algo que ache interessante, deixe-o feliz com sua atitude! Mostre que ficou tão impressionado(a) quanto ele, que está satisfeito, etc.. Isso irá motivá-lo a continuar explorando.
  • Seja o exemplo. Procura pensar alto sobre suas dúvidas e se mostrar intrigado(a) sobre certas questões. Explore assuntos junto com sua criança.

 

  1. Não evite as perguntas!

Por mais maçante que possa ser, procure não coibir os “porquês” das crianças. Se o pai se estressar e coibir esse comportamento, irá minar a criança de explorar as coisas com as quais têm dúvida!

Mas, dois alertas: 1. Obviamente as explicações corretas de algumas questões não são compreensíveis para crianças, então nada de explicar química avançada! Use de metáforas e simplificações que as ajudem a entender; 2. Algumas vezes, as perguntas são um escudo para o desafio e a obediência. Claro que, nesses casos, o pai não deve incentivar o comportamento.

 

  1. Forneça as ferramentas necessárias

Dê asas à curiosidade das crianças fornecendo as ferramentas que ela precisa para explorar. Lupas, folhas, lápis, giz de cera, livros com figuras, lupas, dicionários… Tudo que sirva para alavancar suas experiências

 

 5. Permita que a criança erre

Não forneça sempre o caminho das pedras e como as coisas devem ser feitas. Deixa que sua criança pense, erre e tente de novo. Se houver uma maneira muito melhor de fazer algo e que você ache um aprendizado importante, espere até que a criança tenha exaurido sua adaptação.

Lembrem-se: A curiosidade é o motor da mente. Quanto mais poderosa, mais a criança explora e desenvolve seu intelecto. A curiosidade leva as crianças às descobertas e as faz buscar soluções para problemas.

Para facilitar a organização da vida escolar dos seus filhos, deixando você e eles mais tranquilos para explorar no tempo livre, coloque-os em uma escola que possua agenda digital! O aplicativo escolar facilita a organização e comunicação, e você não perderá tempo tentando descobrir o que o filho está aprendendo ou o que precisa fazer em casa!

Baseado em:

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/incentivar-a-curiosidade-da-crianca-pode-ajuda-la-a-se-tornar-um-adulto-bem-sucedido-7ujz6l9nif7e9iehruwc662iz/

http://porvir.org/por-curiosidade-melhora-aprendizagem/

http://naescola.eduqa.me/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-cognitivo/4-estrategias-para-despertar-a-curiosidade-nas-criancas/

https://soumamae.com.br/a-curiosidade-das-criancas-caracteristicas-e-beneficios/

https://hbr.org/2014/08/curiosity-is-as-important-as-intelligence

https://www.sciencedaily.com/releases/2018/04/180426110454.htm

https://www.zerotothree.org/resources/224-tips-on-nurturing-your-child-s-curiosity

https://www.howtolearn.com/2013/05/10-tips-to-help-develop-your-childs-curiosity/

http://educacaointegral.org.br/metodologias/como-estimular-estudantes-criem-suas-proprias-perguntas/

https://www.businessinsider.com/whats-the-connection-between-curiosity-and-happiness-2011-9

https://www.linkedin.com/pulse/curiosity-secret-sauce-highly-successful-people-kiko-suarez-phd/

http://educacaointegral.org.br/metodologias/como-estimular-estudantes-criem-suas-proprias-perguntas/

http://corwin-connect.com/2016/12/5-ways-activate-curiosity-classroom/

https://www.edutopia.org/blog/8-pathways-curiosity-hungry-mind-marilyn-price-mitchell

Utilizar uma agenda digital integrada na sua escola torna a comunicação muito mais prática, melhora o envolvimento dos pais e facilita a gestão pedagógica. Com o aplicativo escolar, a escola facilita o trabalho dos professores e funcionários, satisfaz os pais e melhora a fidelização e expansão da rede! Ainda não tem uma agenda digital? Não fique para trás! Conheça o EducareBox, o aplicativo escolar mais descomplicado do mercado. Entre para nosso teste gratuito e deixaremos sua escola prontinha para uso na nossa plataforma!

 

Um comentário

  1. alexandro disse:

    muito bom esse site gostei bastante.Parabéns pelo conteúdo